Maria Vicente harmoniza vinhos e espumantes com chocolates

Prova comentada de vinhos da Casa 1927 pela enóloga Maria Vicente, muito participada e apreciada, onde foi experienciada a harmonização de espumantes (bruto e doce) e vinho tinto com diferentes tipos de chocolate.

A prova começou como espumante bruto em harmonização com um chocolate de leite e com um chocolate com pimenta. E, naturalmente, as opiniões divergiram, porque, como frisou a enóloga responsável pela Casa 1927, as sensações despertadas por estas combinações variam de pessoa para pessoa. E a prova disso viu-se nas diferentes opiniões participantes desta harmonização: houve quem gostasse mais da combinação do espumante com o chocolate com pimenta, considerando que “o contraste desperta mais os sentidos na boca”. Por sua vez, uma opinião feminina, gostou mais da “combinação do espumante bruto com o chocolate de leite”, o que para Maria Vicente não é novidade, pois o chocolate de leite tem “uma maior apetência para ‘funcionar’ nesta harmonização”.

Seguiu-se o vinho tinto Casa 1927, um vinho do Douro, com castas nacionais e com um “perfil mais harmonioso”, segundo a enóloga, que adianta que este vinho homenageia a Casa 1927, hotel vínico a nascer em Vila Chã de Ourique, na rotulagem. Este vinho foi harmonizado com chocolate negro e chocolate com flor de sal, ambos a despertarem diferentes sensações e preferências nos participantes em prova.

Para finalizar, Maria Vicente apresentou uma harmonização por semelhança, por se tratar de um espumante doce combinado com chocolate branco e chocolate com frutos secos e cristalizados. Também aqui as sensações retiradas destas combinações divergiram e, tal como nas anteriores combinações, foram muito apreciadas pelos presente.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.