Notas da Quinzena

Opinião de António Gaspar

Muito bom (18 a 20 valores)
Escola – Reconhecimento dos alunos do Quadro de Excelência pelo Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, pelo seu desempenho escolar e social. Num local público e de cultura, esta cerimónia revela-se anualmente pelos princípios e valores que enaltece – trabalho, responsabilidade, cultura, humanismo, futuro, vida. Reconhecer publicamente a excelência do que o aluno revelou saber, é também acto público de gratidão ao professor que ensinou. (19 valores)
Cultura – Lançamento de obra literária por escritor natural de Vila Chã de Ourique. Antes do crepúsculo é o título, Francisco Monteiro Pereira o seu autor. No centro cultural, a cultura ocupou o seu devido e central lugar. Um tempo de sacrifício do autor foi transformado num acto de cultura. Um romance que viaja pelo tempo, com partidas e chegadas em locais da nossa terra, com gentes de cá e de lá. Do amor à economia, da história à memória, do sonho à realidade, o autor e a sua obra são valor acrescentado à cultura literária do nosso concelho. 18 Valores.

Bom (14 a 17 valores)
Economia – Depois dos concursos na Alemanha, os vinhos da Adega do Cartaxo conquistaram agora renovado reconhecimento internacional em França, no Vinalies Internacionales, um dos mais prestigiados concursos mundiais. Os vinhos Bridão Reserva Tinto 2013 e Bridão Alicante Bouschet 2013 conquistaram a medalha de Ouro e os vinhos Bridão Trincadeira 2013 e Coudel Mor Clássico 2013 conquistaram medalha de Prata. A qualidade destes vinhos foi reconhecida perante mais de 3500 amostras de vinhos de todo o mundo e avaliados por um júri composto por 150 especialistas. São necessárias mais empresas e de excelência. 17 Valores.
Desporto – A equipa de iniciados do Sport Lisboa e Cartaxo ficou em 1ª lugar no Campeonato Nacional de Futebol da sua série e, desde logo, garantiu a participação no Nacional da próxima temporada. Sendo o desporto um complemento fundamental na formação de jovens, este bom exemplo de conquista de objectivos com vista no futuro através do futebol, revela que nem tudo vai mal no reino do futebol do Sport Lisboa e Cartaxo. 16 Valores

Suficiente (10 a 13 valores)
Poder local – Pagamento de dívidas e processos judiciais parecem ser dois temas que se estão a eternizar na análise e discussão política no Cartaxo. Os campos sintéticos e o processo de financiamento dos mesmos parece seguir a via judicial na procura de uma solução para este problema pendente na Câmara. O vice-presidente da Câmara bem se esforça por “tapar os muitos buracos financeiros” existentes e oriundos de um passado recente. A ser verdade os números dos valores em dívida que anunciou, a somar aos demais já anunciados e o recebimento do já pago que se destina a liquidar a dívida do sintético do Campo das Pratas, a engenharia financeira mostra-se notável mas insuficiente. 10 Valores

Medíocre (6 a 9 valores)
Poder local – A discussão pública sobre a gestão autárquica no Cartaxo é legítima, é necessária e, sobretudo, deve ser orientada no sentido de procurar soluções. Mas deve ocorrer nos locais próprios, ou seja, nas reuniões de Câmara ou em Assembleia Municipal. Temas como “Trabalhos de Rodrigo Palmeiro” e “Cartágua” são demasiado sérios para serem tratados nas redes sociais. Muito menos para servirem de tema para discussão político-partidária. Depois de se ignorar o Direito, é tempo de cumprir a Lei, dado que ninguém está acima dela. É positiva a discussão democrática, mas o meio e a forma utilizados dá-lhe nota negativa. 9 Valores.

Mau (0 a 5 valores)
Economia – O encerramento de uma empresa é uma notícia sempre triste e geradora de mais crise social, económica e financeira. Apesar de situada no concelho de Azambuja, a “Impormol” empregava muitos trabalhadores residentes no concelho do Cartaxo. Serão cerca de 180 trabalhadores que vão ficar sem o seu posto de trabalho. Há quatro meses houve despedimentos para viabilizar a empresa. Agora é o fim. Será que foi feito tudo, o necessário e adequado para salvar a empresa? Não se houve uma voz do Ministério da Economia, mas apenas dos Sindicatos. 5 Valores.

 


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.