Os revolucionários do skate

© Mike Carreira

Por Verónica Cotrim

O skate nem sempre foi como hoje o conhecemos. Para o ser, teve que sofrer alterações ao longo dos tempos, alterações essas feitas por verdadeiros amantes desta arte.

Peggy Oki
Peggy Oki

Peggy Oki
Peggy Oki nasceu nos Estados Unidos, em 1956. É uma skater, surfista e ativista ambiental americana, de origem japonesa. Foi a primeira mulher skater, e foi a única mulher no grupo dos Z-boys, da equipa Zephyr.

Andressa McGee
Mais artigos
1 De 3

Andressa McGee
Andressa McGee apareceu na revista Life, em 1965, como a primeira mulher skater a tornar-se profissional.

Frank Nasworthy
Frank Nasworthy

Frank Nasworthy
É graças a Frank Nasworthy que hoje os skates usam as rodas de poliuretano, que ele inventou depois de completar o curso superior, em 1973.

Z-Boys, da equipa Zephyr

Z-Boys, da equipa Zephyr
Z-Boys foi um grupo de skaters de Santa Monica e Venice, Califórnia, formado nos anos ‘70. Os Z-Boys são considerados um dos grupos mais influentes da história do skate vertical.

Z-Boys, da equipa Zephyr
Alan Gelfand

Alan Gelfand
Mais conhecido como Alan “Ollie” Gelfand, nasceu em Nova Iorque, Estados Unidos, no ano de 1963. Foi o inventor do Ollie, que é uma manobra base para todas as outras.

Tom “Wally” Inouye

Tom “Wally” Inouye
Inouye foi o inventor da manobra Wall ride – literalmente, andar na parede, em cima do skate. É skater profissional desde os anos ’70, surfista, snowboarder e chefe de cozinha.

Rodney Mullen

Rodney Mullen
John Rodney Mullen nasceu a 17 de agosto de 1966, na cidade de Gainesville, no estado da Flórida, Estados Unidos da América. Ainda hoje é considerado por muitos o melhor e mais influente na história do skate.

Tony Hawk

Tony Hawk
Anthony Frank Hawk nasceu a 12 de maio de 1968, na cidade de Carlsbad, Califórnia, nos Estados Unidos da América. É detentor de 12 campeonatos mundiais de Vert, 3 campeonatos mundiais de Street e 10 X Games. Para além de skater profissional, também é ator e é dono da empresa de skate Birdhouse.

Bob Burnquist

Bob Burnquist
Robert Dean Silva Burnquist nasceu no dia 10 de outubro de 1976, na cidade de Rio de Janeiro, Brasil. É um skater brasileiro-americano. Bob é o maior medalhista da história do X Games, com um total de 30 medalhas. Também é conhecido por ser o último revolucionário do skate, pelo menos até hoje, ao criar o switchstance vertical.

Pode gostar também
Comentários
Loading...