População do Cartaxo convidada a criar projetos artísticos

Estão abertas inscrições para quatro workshops e residências artísticas que permitem à população do concelho do Cartaxo participar, de forma gratuita, na criação de quatro eventos culturais em áreas como o cinema documental, a dança, a performance e espetáculo de rua ou a arte urbana.

A iniciativa decorre no âmbito do Plano de Ação Programação em Rede/ Lezíria do Tejo, onde a Câmara Municipal do Cartaxo, que integra a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – CIMLT, vai ser responsável pela execução de sete eventos culturais no concelho, entre agosto e novembro.

As inscrições são gratuitas, mas sujeitas às vagas disponíveis.

Programação em Rede
A programação de agosto a novembro será a apresentação do trabalho desenvolvido em workshops e residências artísticas no âmbito da Programação em Rede da Lezíria do Tejo, e contará ainda com outros espetáculos.

Estátuas vivas – a arte de criação de estátuas vivas implica a aprendizagem de múltiplas disciplinas. É esta aprendizagem que cada aluno vai mostrar ao público quando apresentar a sua personagem, na manhã de dia 21 de agosto, na Praça 15 de Dezembro.

Arte urbana, workshop de técnica de stencil para criar, ao vivo, um mural no Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, dia 24 de agosto, às 18h.

Ler
1 De 127

Dançar com vindimas – Património comum aos concelhos da Lezíria do Tejo, as vindimas ganham corpo e movimento num espetáculo que explora a capacidade expressiva e artística da dança, no dia 28 de agosto, às 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo.

Cinema documental – O Dia Internacional do Cinema vai ser assinalado com a exibição do documentário que dá destaque ao património imaterial do concelho do Cartaxo — a vinha e o vinho, dia 5 de novembro, às 21h30, no Centro Cultural do Cartaxo.

Valorização da relação com a comunidade local
O Plano de Ação Programação em Rede / Lezíria do Tejo é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT) em parceria com os onze municípios que a integram e conta com o apoio financeiro da União Europeia (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), Portugal 2020 e Alentejo 2020.

Tem como objetivo central a promoção e dinamização do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade do território, através da sua qualificação e valorização turística. Como tal, “privilegiou-se uma metodologia assente na capacidade artística e criativa do território – promovendo a participação da população –, e uma aposta forte no património imaterial”.

Para mais informações e inscrições visite a página do município do Cartaxo na internet.

Pode gostar também