PSP atenta à criminalidade na internet
Comemora-se esta terça-feira, dia 5 de fevereiro, o Dia Europeu da Internet Segura, que este ano tem o slogan “Together for a better internet”.
A este propósito, a PSP lançou a Operação “Internet Mais Segura”, que consistiu na realização de ações de sensibilização junto das escolas do 1º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, sobre precauções para uma utilização segura da internet. Esta operação começou no dia 28 de janeiro e termina hoje, dia 5 de fevereiro.
Em comunicado, a PSP lembra que não se trata de um fenómeno recente, mas que “o recurso às novas tecnologias tem promovido uma rápida expansão de imagens e mensagens promotoras de insegurança, em função das ameaças que comportam e das vulnerabilidades que encontram no seu público-alvo – os jovens”.
Além das ações de sensibilização para os mais jovens, a PSP tem executado um verdadeiro ‘policiamento da internet’, “acompanhando, prevenindo e investigando vários tipos de criminalidade que se desenvolvem através da rede, com destaque para as burlas online: compra e venda de artigos online, falsos arrendamentos, ofertas de emprego/trabalho, falsos empréstimos, etc”, acrescenta o comunicado.
A PSP tem, também, lançado, nas plataformas digitais, “várias campanhas de informação/sensibilização, no sentido de alertar para fenómenos que ocorrem nas redes sociais e podem perigar os jovens, com consequências offline. O grande desafio é alertar e prevenir, fazendo ver que cada vez há menos separação entre o mundo offline e o mundo online“. Fique a conhecer algumas destas campanhas.
Alguns conselhos gerais de auto protecção:
Alerta quanto à extorsão sexual online:
MoMo do Whatsapp:
Baleia Azul:
Prevenção no âmbito da Cyber Monday:
Passwords mais utilizadas:
Cyber Stalking:
Cyber bullying:
Netflix Bird Box: