Saiba como escolher fruta da época

Conheça a importância de consumir alimentos da época, nomeadamente fruta. Aqui dizemos-lhe quais as frutas desta estação

Hoje em dia vamos ao supermercado e temos acesso a quase todo o tipo de frutas e legumes durante o ano inteiro. No entanto, os alimentos produzidos em estufa para além de mais dispendiosos e pouco ecológicos, por toda a logística envolvida que acarreta danos prejudiciais ao ambiente, não são tão ricos em vitaminas e nutrientes como os frutos da estação, assim como o seu sabor e aroma nada tem a ver com os frutos da época.

Logo após a colheita, os frutos começam a perder o seu teor de nutritivo e, ao serem transportados de longe, em câmaras frigoríficas, para serem comercializadas em grandes superfícies, perdem ainda mais qualidade e riqueza.

As frutas da época, para além do seu sabor e aroma característicos, têm a vantagem de nos ajudar a consumir os nutrientes necessários às condições climatéricas a que nos sujeitamos, nas diferentes estações do ano. Neste caso, estando nós no outono, frutas mais energéticas que ajudam o organismo a preparar-se para o frio, e no Inverno, que não tarda a chegar, frutas ricas em vitamina C como os citrinos para combater gripes e constipações.

Vale a pena, por isso, seguir o calendário e consumir a fruta na época própria, numa média de três doses diárias, aproveitando todo o seu sabor e aroma, assim como conseguir uma melhor relação entre qualidade e preço. Nesta época a fruta a consumir será a amêndoa, ananás, avelã, banana, castanha, dióspiro, laranja, limão, maçã, noz, pera, quivi, pêssego, romã e tangerina.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.