Tarte de maçã

Por Betinha Amado

Aproveitando algumas maçãs que estão na fruteira, assim já a ficarem tristinhas e sem serem aproveitadas, vamos lá por mãos à obra e fazer uma linda, maravilhosa e bem boa Tarte de maçã.

Ingredientes para a massa quebrada
250 gramas de farinha de trigo T65, sem fermento
150 gramas de manteiga ou margarina, fria
1 ovo

Ingredientes para o recheio
3 a 4 maçãs reinetas ou fugi, o que tiver à mão
½ litro de Leite
120 gramas açúcar
50 gramas amido de milho (maizena)
4 gemas
1 pau de canela
1 casquinha de limão

Confeção da massa quebrada
1. À mão: esfarele a farinha com a manteiga/margarina. Junte o ovo inteiro. 2. Envolva até ligar bem, sem amassar muito. Deixe a massa repousar 15 minutos antes de usar.
3. No processador de lâmina ou batedeira com acessório de pá (misturador): Misture a farinha com a manteiga/margarina. Junte o ovo quando a manteiga/margarina estiver muito bem envolvida na farinha.
4. Deixe repousar 15 minutos antes de usar.
5. Forre a base e as paredes da tarteira.

Confessão do recheio
1. Descasque as maçãs, retire-lhes os caroços e corte-as em fatias nem muito finas nem muito grossas.
2. Reserve regadas com umas gotas de sumo de limão para não oxidar.
3. Colocar ao lume o leite com a canela e a casca de limão, deixe ferver mexendo um pouco para ativar os sabores da canela e do limão .
4. Numa taça colocar o açúcar, as gemas a farinha e mexer, ir adicionando o leite em fio para que não talhe as gemas até terminar.
5. Levar novamente ao lume sem deixar ferver até atingir a consistência desejada, deixar arrefecer por completo tapado com película (eu costumo fazer este creme de véspera e deixar no frio para qualquer recheio).
6. Colocar, quando frio, o creme na tarteira em cima da massa quebrada, dispor a maçã da forma que mais gostar, polvilhar com açúcar e levar ao forno a 180º durante 40 minutos.
7. Deixar arrefecer e passar geleia para dar brilho.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.