Ser um bom colega beneficia a empresa

Para ser um bom profissional não chega ser um ás na sua área. Proporcionar um bom ambiente de trabalho ajuda a produtividade e torna o trabalho na empresa mais prazeroso.

trabalhoSer um bom funcionário não passa simplesmente pelo cumprimento dos horários e por ser um bom executante e entendedor do seu serviço, ajuda, e muito, manter uma boa relação com os colegas, criando um melhor ambiente de trabalho. Não há nada pior para uma empresa que ter funcionários que não conversam entre si e não se relacionam, como se não fizessem parte de um todo.

Primeiro que nada, importa manter uma atitute positiva. Desta forma, não só o ambiente com os colegas de trabalho se torna mais fácil, como irá transparecer para os seus clientes, que se sentirão mais à vontade em continuar a trabalhar com a empresa. Mas lembre-se que para estar bem com os outros deve estar bem consigo. Para manter uma boa disposição mental e física adote medidas que ajudem a promover um bem estar geral. Por exemplo, na pausa do café, aproveite para esticar as pernas e fazer alguns alongamentos corporais, e na hora do almoço saia do ambiente de trabalho para comer ou, simplesmente, dar uma volta na rua ou aproveitar para descansar, um pouco, num jardim próximo.

Respeitar os colegas
Muito importante para a estabilidade de uma empresa, logo dos seus empregados, é o respeito entre todos. Deixando de lado as hierarquias dentro da empresa, todos devem ser tratados com o devido respeito e consideração, mesmo quando as opiniões divergem. A existência de opiniões diferentes é saudável, devendo haver uma abertura às ideias e opiniões de todos os colaboradores, proporcionando uma comunicação plena e efetiva no grupo de trabalho. E lembre-se que é bom demonstrar gratidão, as pessoas sentem-se mais motivadas quando ouvem um “obrigado” por qualquer atividade desenvolvida, que assim será sempre mais valorizada.

Conhecer bem os colegas de trabalho passa também por conhecer um pouco da sua vida pessoal. É bom manter uma relação pessoal saudável, para além da relação profissional, e passar algum tempo fora da empresa juntos, na hora de almoço, por exemplo, ou até na pausa para o café, onde o ambiente convida a uma maior descontração. Se possível, promova eventos interativos e encontros dentro e fora do local de trabalho. Desta forma, melhora a relação da equipa de trabalho, que sairá mais fortalecida e motivada.

Se possível trabalhe em equipa por uma boa causa e leve a boa comunicação existente no grupo de trabalho para o exterior, por exemplo, angariando dinheiro ou bens para apoiar pessoas necessitadas.

Mais artigos
1 De 276

Evitar problemas
Pelo contrário, não deve falar mal dos colegas, por mais que discorde do seu método de trabalho ou se relacione mal com ele. Não deve esperar que um qualquer problema se resolva, quando não é capaz de resolver sozinho. Peça ajuda a colegas ou transmita a sua insegurança ao chefe, antes que o problema ganhe proporções que o venham a prejudicar a si ou até toda a empresa. Por fim, seja flexível nas suas atitudes, mesmo quando não concorda em absoluto com qualquer atividade planeada ou se sente prejudicado por algum motivo. Procure sempre, por meio do diálogo, chegar a um consenso de modo a não se prejudicar a si ou à empresa onde trabalha.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.