Ananás, sabor tropical irresistível

As propriedades nutricionais deste fruto melhoram consideravelmente nas últimas fases de maturação

Saboroso e refrescante, o ananás é um alimento muito nutritivo e um bom aliado das dietas de emagrecimento. Integrado numa alimentação equilibrada, este fruto tropical revela-se muito eficaz na promoção da saúde

De casca escamosa, variando entre os tons verde, castanho e amarelo, enfeitado com uma coroa de folhas espinhosas, o ananás apresenta uma polpa fibrosa amarela e um irresistível sabor tropical doce e ácido.

Este fruto, de textura macia, traz imensos benefícios à saúde, quando integrado numa alimentação variada e equilibrada. Os seus benefícios nutricionais são inúmeros: é rico em fibras dietéticas e sais minerais (fósforo, potássio, ferro, cálcio e magnésio) e em vitamina A, C e complexo B, promovendo a protecção e regulação do organismo.

Este fruto sumarento e perfumado promove ainda uma eficaz acção anti-inflamatória, devido à enzima bromelina, que também actua a nível do processo digestivo, e ajuda a proteger o organismo contra os radicais livres, pelo seu poder antioxidante. Uma das propriedades mais conhecida do ananás é a diurética, visto que este que contribui para a eliminação das toxinas através da urina, sendo benéfico para problemas de rins, bexiga e próstata.

Composto por muita água e poucas gorduras, o ananás (de baixo teor calórico), sacia o apetite, quando ingerido antes das refeições, pela sua riqueza em fibra, sendo um bom complemento nas dietas de emagrecimento. O ananás pode ser consumido fresco, em saladas, sobremesas ou em forma de sumo. Este fruto apresenta-se ainda sob a forma de fruta cristalizada, compotas, geleias, gelados, fatias em calda.

Fruto sensível
O ananás requer alguns cuidados. É um fruto sensível, que deve ser consumido com alguma brevidade, pois amadurece com rapidez. Um ananás está maduro quando o aroma é intenso, a ponta das folhas é alaranjada e, ao pressionar, a polpa cede à pressão dos dedos.

Mais artigos
1 De 34

Ao escolher deve-se ter em atenção a frescura do fruto e da coroa, que não devem apresentar manchas; a base deve estar bem cortada e as folhas, verdes claras, bem desenvolvidas e fixas à fruta (devem medir entre dez centímetros e o dobro do tamanho do fruto).

As propriedades nutricionais deste fruto melhoram consideravelmente nas últimas fases de maturação, pelo que a colheita prematura resulta num ananás ácido e pobre em nutrientes. Em casa, devem conservar-se em locais frescos.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.