Salada fresca de quinoa

Por Betinha Amado, cake designer e recriadora de doçaria conventual

  • Experimente esta excelente salada de vegetais acompanhada com uma limonada fresca

Ingredientes (para 2 pessoas)
1 chávena de quinoa seca, 1 tomate verde, aos pedaços (pode ser trocado por pepino fresco ou em pickles), 400g de feijão preto cozido, 1/2 pêssego maduro, em cubinhos (ou manga), 1 cebola pequena, finamente picada, 5 ou 6 tomates secos em óleo, aos pedaços, salsa e coentros picados, abacate e requeijão a gosto. Temperar com molho vinagrete (azeite, vinagre, sal e 1 pitada de mostarda dijon)

Confeção
1. Começar por cozer a quinoa, tal e qual como o arroz: 2 chávenas de água para 1 de quinoa, lavando a quinoa antes (aconselho num passador com malha muito apertada ou num pano de musselina para que os grãos da quinoa, que são muito pequeninos, não se escapem), temperando a água com sal e levar em lume brando. Quando a água tiver sido absorvida e a quinoa parecer que está “quebrada” está pronto. 2. Retirar do lume e deixar arrefecer. 3.Numa taça colocar o feijão, a cebola, o pêssego, o tomate verde, o tomate seco (escorrer bem do óleo e absorver com papel de cozinha o excesso) e as ervas aromáticas. 4. Juntar a quinoa já arrefecida e temperar a gosto com o molho vinagrete. 5. Juntar abacate a gosto aos cubinhos e requeijão também a gosto. 6. Decorar o prato a gosto e desfrutar de uma refeição ou uma entrada saudável.

Quinoa
A quinoa é um alimento muito apreciado em pratos vegetarianos por ser rico em proteína, fornecer todos os aminoácidos essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo, sendo ainda uma excelente fonte de vitaminas e de nutrientes como cálcio, zinco, ferro, magnésio, fósforo, entre tantos outros. As fibras presentes na quinoa promovem uma sensação de saciedade, favorecendo as dietas de emagrecimento.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.