Apoio à instalação de painéis solares em explorações agrícolas (e não só)

Folha Agrícola por Hugo Vieira
Encontra-se disponível a candidatura para o apoio a fundo perdido à instalação de painéis fotovoltaicos em explorações agrícolas (Operação 3.2.2 – Pequenos Investimentos na exploração agrícola, N.º 11 / Operação 3.2.2 / 2021, Instalação de Painéis Fotovoltaicos – Next Generation).

A vantagem desta candidatura em relação a outras é a simplificação do processo, não sendo necessária a apresentação de projeto de investimento específico, bastando para tal a avaliação/diagnóstico de necessidades energéticas da exploração a serem colmatadas pela instalação de painéis fotovoltaicos na forma de um documento emitido por técnico reconhecido pela DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia).

Sendo uma operação simplificada, não é necessária a apresentação de orçamentos. O custo total elegível encontra-se pré-determinado, correspondendo a 1,35€/watt (multiplicando pela potência total dos painéis fotovoltaicos a adquirir).

Neste aviso, o Estatuto de Agricultura Familiar é também valorizado, tal como já foi indicado no artigo anterior desta rúbrica na versão impressa do jornal.

O nível de apoio no nosso concelho pode chegar aos 50% do custo elegível.

Para se candidatar terá de ter o seu número de benificiário IFAP com as informações da sua exploração agrícola atualizadas, e realizar a candidatura no Balcão PDR 2020 (https://balcao.pdr-2020.pt/balcao/inicio/auth/login)

Se não tem uma exploração agrícola, ou pretende instalar painéis solares na sua casa particular (ou outras formas de aumentar a eficiência energética da sua casa como janelas eficientes, isolamento térmico, sistemas de aquecimento/ arrefecimento de água e ar, etc), pode aguardar pela abertura do Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2021 (https://www.fundoambiental.pt/avisos-2021/mitigacao-das-alteracoes-climaticas/programa-de-apoio-a-edificios-mais-sustentaveis-ii.aspx). Em 2020 este programa comparticipou a 70% até ao limite de 2.500 € (IVA excluído) a instalação de painéis solares em casas particulares.