Benefícios no consumo de legumes da época

São nacionais e fruto da época. Ótimos para a saúde, pela sua frescura e sabor mais intenso, os legumes ajudam a combater o envelhecimento.

Abóbora, acelga, agrião, aipo, alface, alho-porro, batata, beldroegas, beterraba, brócolos, cebola, cenoura, chicória de folhas, couve de vários tipos. Todos eles legumes da época à disposição para seguirem do mercado diretamente para a cozinha lá de casa, onde podem ser confecionados de diversas maneiras, ao gosto de cada um.

Conhecendo as frutas e legumes próprios da época é bom que considere inclui-los na lista de compras e, desta forma, para além de trazer inúmeros benefícios à saúde, poupar algum dinheiro. Todos estes produtos são nacionais, logo não são sujeitos a grandes viagens e formas de conservação, e por estarem na sua época são, naturalmente, mais saborosas e nutritivas.

De acordo com o guia alimentar recomendado pela Organização Mundial da Saúde, os legumes devem surgir nas refeições diárias, crús, cozidos ou estufados, na ordem das quatro a cinco porções, por dia. Os legumes fornecem vitaminas, minerais e fibras, destacando-se a vitamina A, C e as do complexo B, e os minerais cálcio ferro, potássio e magnésio, assim como muita fibra, que ajuda no trânsito intestinal. Outra boa notícia é que, em geral, todos possuem poucas calorias e ajudam na prevenir de doenças e no combate ao envelhecimento.

Como preparar e conservar
Os legumes frescos devem ser mantidos no frigorífico, caso não os consuma imediatamente após a sua compra. Depois de bem lavados podem, inclusivamente, ser comidos crus pois boa parte das fibras e vitaminas é eliminada durante a sua cozedura, a não ser quando consumidos em sopas, onde a maioria desses nutrientes se mantém no caldo. Em refogados, os legumes devem ser cozinhados lentamente, em lume brando, evitando que se percam as vitaminas hidrossolúveis.

Outra forma de minimizar a perda dos seus nutrientes na cozedura é cozinhá-los inteiros e com casca, ou em pedaços grandes, sendo que uma das melhores formas de o conseguir, mantendo ainda uma melhor aparência, cor e sabor, é fazê-lo através do vapor.


Pode gostar também

Comentários estão fechados.