Delícias de verão

Estes dias de sol e calor pedem praia, esplanada e petiscos. Sem fazer disso uma rotina diária, é bom poder usufruir dos nossos frutos do mar, entre outros petiscos, acompanhados de uma cerveja, que quando não consumida em excesso até tem os seus benefícios

Várias investigações têm demonstrado que beber um copo de cerveja por dia é uma das melhores maneiras de manter os ossos fortes e saudáveis. O silício, mineral que existe em abundância na cerveja, favorece o processo de formação dos ossos e pode prevenir a osteoporose. As suas propriedades são ainda benéficas ou protectoras no que se refere à obesidade e ao cancro da mama, segundo os cientistas.

Os percebes (ou perceves) são dos crustáceos mais saborosos, encontrando-se um pouco por toda a costa nacional. Depois de uma vida passada agarrados à rochas, estes pequenos bichos podem tornar-se num bom petisco, com um forte sabor a mar.

Para cozinhar um quilo de percebes são precisos três dentes de alho, seis folhas de louro e três litros de água do mar. Enquanto a água ferve com os alhos e o louro os percebes devem ser bem lavados em água corrente e, posteriormente, introduzidos na água a ferver. Mantendo o lume sempre forte, deixar levantar fervura e retirá-los. Pronto a servir com uma cerveja bem fresca a acompanhar.

Não menos apetitosos, os camarões do rio também são uma boa opção. Para os preparar deverá dispor de um quilo deste camarão, três dentes de alho, uma folha de louro, um limão, piripiri, sal, manteiga e óleo q.b.

Lava-se muito bem o camarão, numa frigideira derrete-se a manteiga com um pouco de óleo, os dentes de alho esmagados e o louro.

Mais artigos
1 De 47

Quando a manteiga estiver derretida, põe-se o camarão e deixa-se fritar, verificando se precisa de mais de manteiga ou óleo, e junta-se sal e piripiri. Depois de bem fritos, regar os camarões com o sumo de limão e servir.

Mas nem todos os petiscos de verão são de origem animal. Também acompanhados por uma cerveja, os tremoços são um dos petiscos mais comuns em Portugal. Para além de saborosos e frescos, os tremoços podem ajudar a controlar os níveis da diabetes, sendo um aperitivo mais nutritivo e muito menos calórico. Os tremoços têm, em média, 1/6 das calorias, por peso dos outros aperitivos.

 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.