Ensine o seu filho a nadar

Nunca é cedo para ensinar as crianças a nadar, estas podem até começar a nadar ainda antes de começar a andar. Pode ser mais seguro, no caso destas conviverem de perto com piscinas, rio ou mar, mas ainda assim nunca deverão ser deixadas sem vigilância dentro de água.

Agora com os dias de calor e em plena época balnear, são muitas as crianças que, tenham ou não piscinas ou praia por perto, vão com a família de férias para uma qualquer estância onde a água vai estar presente nos dias de calor. E, sabendo ou não nadar, devem estar preparadas para gozar o mar ou a piscina, com a maior segurança possível.

Como tal, devem usar bóias, braçadeiras ou coletes, consoante a idade, para se manterem sempre à tona. A vigilância e acompanhamento destes momentos é crucial por parte dos pais ou de outros adultos responsáveis, que devem incentivá-las, sem forçar, a entrar na água e a brincar, esperneando, esbracejando e boiando até se sentirem mais à-vontade e, a partir daí, facilmente aprendem a nadar ou, pelo menos, a suster-se à superficie da água.

E da mesma forma que os ensinam a não irem ao fundo, os pais devem aproveitar estes momentos para lhes falarem também de outras questões de segurança. Para além de ensinar as crianças a nadar é necessário ensiná-las a respeitar o mar, o rio, as piscinas. Na praia devem ser alertadas para nadar paralelamente à margem e não em direção ao alto mar, assim como a evitar mergulhar de cabeça em locais que desconhecem, nomeadamente o nível de profundidade ou a existencia de rochas ou fundões. Também nas piscinas há cuidados que devem ter em atenção, como evitar brincadeiras à beira da piscina e até empurrões para a água, que podem resultar em quedas imprevistas e trazer complicações de saúde.

Para sua segurança e dos seus filhos, escolha locais (praias ou piscinas) com vigilância e socorrista e ensine as crianças a perceber o significado das bandeiras na praia, durante a época balnear: bandeira verde indica um mar tranquilo, sem correntes nem ondas grandes; bandeira amarela indica condições pouco favoráveis para o banho, logo é necessária precaução e muita atenção aos mais pequenos; a bandeira vermelha proíbe o banho.

Para finalizar, vale a pena repetir: nunca, mas nunca, deixe uma criança sozinha na água, ainda que esta saiba nadar.

Isuvol
Pode gostar também