Como evitar as rugas

Com a perda do colagénio, que acontece com o avançar da idade, a pele vai perdendo elasticidade dando origem às rugas. Mas há outros fatores que ajudam a acelerar este processo, que tanto preocupa as mulheres
pretty-woman-635258_1920-300x200Os vincos e pregas na pele, que conhecemos por rugas, fazem parte de um processo natural que ocorre com todos os seres humanos, o envelhecimento. Resultantes da perda do colagénio – uma proteína que entra na composição de várias estruturas fibrosas do organismo, nomeadamente na pele – com o avançar da idade, as rugas podem surgir precocemente devido a fatores externos como a exposição solar, o tabagismo, o stresse, as insónias e o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.

Porque sabemos que muitas das nossas leitoras sofrem com o envelhecimento da pele, deixamos algumas dicas que ajudam a prevenir o aparecimento precoce das tão indesejadas pregas e vincos na pele.

Alimentação saudável
Como é sabido, é através de uma dieta equilibrada que conseguimos garantir um organismo saudável, logo conseguiremos uma melhor saúde e beleza da pele. Uma alimentação rica em vegetais, frutas variadas, leguminosas, cereais e hortaliças ajuda a proteger contra os radicais livres – os maiores inimigos da pele –, cuja ação podemos combater através de substâncias antioxidantes, que se encontram nestes alimentos.


beach-455752_1920-300x199Exposição solar

Uma exposição solar intensa causa o envelhecimento da pele, manifestando-se com o aparecimento de manchas, rugas e uma ligeira alteração do tom da sua pele. Sempre que se expuser ao sol, na praia, a praticar desporto ao ar livre ou, simplesmente, em passeio, deve usar sempre um protetor solar adequado ao seu tipo de pele, sem nunca esquecer que nas horas de maior intensidade solar (entre as 11h e as 16h) deve evitar, ao máximo, expor-se ao sol, ainda que tenha colocado uma protecção solar adequada.

Expressões faciais marcantes
A repetição da mesma expressão facial, constantemente, ainda que de forma involuntária, ajuda à formação de vínculos na pele que rapidamente podem evoluir para as chamadas rugas de expressão. Sempre que se der conta, evite estas contracções musculares. Contudo, não deixe de rir e de fazer “caretas” diversas, pois estas ajudam a manter a elasticidade da pele.

Não fumar
Não é novidade que o tabaco é dos maiores inimigos da saúde, sendo também muito nocivo para a saúde da pele, pois quebra as fibras de colagénio e elásticas, resultando numa pele mais enrugada, baça e sem vitalidade.

Mais artigos
1 De 4


vinho-2-300x200Consumo de álcool

Está provado que um copo de vinho tinto às refeições é benéfico para a saúde, mas o consumo exagerado de bebidas alcoólicas é prejudicial, pois provoca o aumento dos radicais livres e dificulta a absorção dos nutrientes por parte do organismo.

Evite o stresse
Tal com o álcool, também o stresse em excesso dificulta a capacidade de renovação celular da pele e a produção de colagénio, provocando danos na pele.

Dormir bem
É durante o sono que são produzidas as hormonas do rejuvenescimento, como a melatonina e a hormona do crescimento, daí que sem as essenciais oito horas de sono a renovação celular seja prejudicada, ajudando ao envelhecimento precoce da pele.

Limpeza correta da pele
Antes de dormir é essencial que uma limpeza eficaz da pele, assim como a aplicação de cremes hidratantes ou anti envelhecimento, caso a sua idade assim o exija. Este procedimento será ainda mais exigente se usar maquilhagem durante o dia. Nunca se deve deitar sem antes retirar toda a maquilhagem, ou esta irá obstruir os poros da sua pele, causando-lhe danos irreparáveis.

Não se escude na utilização de bons cremes, pois apesar de existirem bons tratamentos para suavizar as rugas, o melhor é prevenir.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.