Plantas que qualquer horta ou varanda deve ter

Por Hugo Vieira
Neste artigo vou falar de algumas hortícolas, frutas e aromáticas que pode ter que requerem o mínimo de manutenção. São apenas algumas ideias para “refrescar” a sua horta ou começar a criar os seus alimentos mais frescos.

Rúcula Excelente companheira de saladas, a rúcula é uma planta que pode ter a crescer todo o ano, e com a vantagem de se dar igualmente bem quer seja em vasos ou na sua horta. De fácil manutenção, só precisa de regar e ir cortando as folhas frescas diretamente para a sua salada à medida que necessita. Compre as sementes numa loja de especialidade local e tenha o cuidado de não semear tudo de uma vez, de forma a ter sempre stock fresco pronto para as saladas. Por exemplo, semear num vaso, esperar que cresçam até estarem quase na altura de começarem a ser apanhadas, e semear o segundo vaso. Ter o cuidado de nunca “esgotar” completamente o vaso, deixando sempre algumas para criar semente para a próxima sementeira;
Tomilhos Aromáticas que ficam bem com tudo, desde o Tomilho “normal”, ao muito interessante e refrescante Tomilho Limão para peixes e saladas. É uma planta que, com a rega certa aguenta todo o ano. Pode-se comprar já em planta, depois crescerá bem num vaso ou na horta. Ter o cuidado de não colocar duas plantas próximas uma da outra ou no mesmo vaso (exemplo: o tomilho a tocar no primo tomilho limão), pois são plantas que têm alelopatia, ou seja, que têm uma ação direta impedindo o desenvolvimento da outra planta onde tocam.

Alecrim A companheira das carnes grelhadas e dos que se esquecem de regar. Ter um alecrim é tao fácil como cortar um pequeno tronco e colocar num vaso ou na horta. Planta muito rústica, necessita de pouquíssima água para se desenvolver.

Physalis Fruta com muitos efeitos benéficos, numa horta com uma pequena estufa ou varanda consegue-se ter fruta quase todo o ano. Com necessidades de rega medianas e de rápido desenvolvimento, só é necessário ter atenção onde vai começar a rebentar pois a planta rapidamente germina as suas sementes em todo o lado. Deve ter uma cana para atar os lançamentos.

Tomate cherry Mais um companheiro de saladas, há quem goste mais maduros ou mais para o ácido. Pode comprar sementes ou a planta numa loja de especialidade local, ou, preferencialmente, guarde as sementes de dois ou três tomates cherry de uma variedade que tenha comprado no supermercado para comer e que aprecie, depois quando chegar a fevereiro/março coloque em terra húmida sem infestantes. Depois quando atingirem a altura de uma mão, pode transplantar para o local final. Deixar espaço razoável entre eles e local para se agarrarem, pois, desenvolvem-se bem. Uma planta pode ocupar uma treliça inteira.

Tem mais ideias interessantes de plantas para a horta ou gostaria de saber mais? Envie as suas ideias, questões e sugestões para o mail do Jornal de Cá e esteja atento(a) à página online do Jornal para mais dicas.


Ler
1 De 7

Hugo Vieira é consultor Agro-Alimentar. Artigo publicado na edição impressa de julho do Jornal de Cá

Isuvol
Pode gostar também