Festa do Vinho e do Chocolate supera todas as expectativas

Milhares de pessoas passaram este sábado pela Festa do Vinho

Estão passados dois dias da Festa do Vinho 2017, com o chocolate a aliar-se ao grande anfitrião deste certame – o vinho. Uma inovação que tem valido muitos elogios à organização, tal como os melhoramentos no Pavilhão de Exposições.

Durante a cerimónia de inauguração, no dia 28, o presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro, falou da novidade [chocolate] introduzida este ano “no certame que celebra o principal embaixador da nossa terra – o vinho –, para, de alguma forma, dar um novo estilo a esta Festa”, embora esperando que “ia causar muita interrogação, como causou, e deu alguma polémica, no bom sentido; de as pessoas questionarem o porquê de associarmos o chocolate ao vinho”. Estas questões foram, de alguma forma, respondidas no primeiro seminário ‘Das estratégias comerciais para o vinho e o chocolate’, moderado por Maria Vicente, gerente e enóloga da empresa Casa 1927, e na prova de harmonizações entre vinhos da Adega do Cartaxo e chocolates da Annobon, com Pedro Gil e João Paulo Azevedo, eventos onde se juntaram muitos curiosos que, na sua maioria, apreciaram as diferentes sensações entre os produtos harmonizados. Aliás, os diferentes eventos de provas de harmonização de vinhos e chocolate (assim como salgados) têm tido uma boa adesão.

Esta harmonização do vinho com o chocolate terá sido uma boa aposta para revitalizar uma Festa que já se faz há 29 anos. O Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, que Pedro Ribeiro apresentou como “um amigo desta nossa terra”, disse ser “testemunha do bom trabalho que se faz nesta autarquia”, frisando que “para que algo continue a ser bom nós temos que ir alterando e introduzir novidade”, por isso, “muito bem, na minha ótica, esteve a Câmara Municipal ao associar o vinho – o produto padrão deste território – ao chocolate, que não é incompatível: é uma mais-valia e torna o certame com uma maior expressão, maior novidade, maior inovação. E é isso que queremos”.

Este sábado a animação iniciou-se com o Festival Infantil de Folclore. A secção infantil do Rancho Folclórico do Cartaxo, o Rancho Infantil e Juvenil da Casa do Povo de Valongo do Vouga, o Rancho Infantil de Mira d’Aire e a secção infantil do Rancho Típico Saia Rodada de Benavente desfilaram pelo Pavilhão de Exposições, seguindo-se uma atuação no palco da Festa. “Os ranchos folclóricos estão vivos e têm futuro, porque eles dançam e vocês assistem”, referiu Pedro Ribeiro na apresentação deste Festival, promovido pela Associação Cultural e Recreativa “Rancho Folclórico do Cartaxo”. Os grupos participantes receberam lembranças das mãos do presidente da autarquia, do presidente da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta, Délio Pereira, e do presidente da Associação Cultural e Recreativa “Rancho Folclórico do Cartaxo”, Joaquim Catalão.

Mas a animação não se ficou por aqui, com diversas atividades a decorrer ao longo do dia, nomeadamente os ateliês para crianças e jovens, e da noite, com o concerto dos Abba Mia Tributo aos Abba, no espaço das tasquinhas, onde milhares de pessoas, de diferentes gerações, cantaram, dançaram e fizeram a festa.

Mais artigos
1 De 8

Se ontem a Festa esteve animada, com centenas de pessoas a comer e a beber e divertir-se ao som dos Lukie Duckies, este sábado não se ficou atrás, com as mesas das tasquinhas todas ocupadas por grupos de convivas e famílias a provar as iguarias de cada uma das oito freguesias representadas nesta 29ª edição da Festa do Vinho.

A boa notícia é que amanhã a festa continua.

 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.