Conta-me histórias!

Estão provados os benefícios de contar uma história para as crianças, antes de dormir. E não só antes de dormir; os miúdos adoram ouvir contar histórias, por isso, qualquer momento pode servir para alargar mais o seu imaginário e o saber, seja nas viagens de carro, durante as refeições, no banho… E quanto mais cedo começar melhor, mas sempre com histórias curtas e com enredos que os pequenos consigam entender.

Contar histórias às crianças estimula a imaginação, aguça a curiosidade e ajuda no desenvolvimento da linguagem, tanto escrita quanto oral, assim como ajuda a fortalecer o seu caráter, já para não falar do fortalecimento dos laços entre pais e filhos.

Podem ser histórias imaginadas pelos pais, mas também lidas dos livros. As histórias ajudam-nos a relaxar e a sentir prazer na leitura e aprendem que com os livros nunca estão sozinhos, nem aborrecidos, porque há sempre um mundo a descobrir.

Antes de escolher a história a contar, leia primeiro para si para que, ao contá-la, possa lê-la com algum conhecimento e passar mais emoção na leitura. É importante, também, que imprima algum ritmo na leitura, interpretando as falas dos personagens, conforme estão mais excitados, tristes ou zangados, de modo a conseguir prender a atenção dos miúdos. Acabe sempre a história, para não os deixar ansiosos e para que possam, depois de ouvir o conto, à noite, dormir descansados e com bons sonhos.

Pode gostar também
Comentários
Loading...