Mau-humor pode ser benéfico

As pessoas mal-humoradas ou mais temperamentais parecem ter uma habilidade natural para se adaptarem melhor às mudanças, conferindo-lhes vantagens competitivas, segundo os especialistas, citados pelo Telegraph.

 

Diz o jornal que um novo estudo, publicado na revista Trends in Cognitive Sciencies, refere que o mau humor pode reforçar positivamente as nossas respostas a fatores externos negativos e inesperados.

A publicação adianta que um ambiente negativo e desagradável deixa-nos, por regra, tristes ou incapazes, ao passo que as experiências que nos fazem felizes, regra geral, nos estimulam e aumentam a nossa autoestima. No entanto, as pessoas mal-humoradas podem resistir melhor às adversidades, conseguindo equilibrar as forças necessárias e adaptar-se mais rapidamente para enfrentar as situações.

O estudo avança também que o mau-humor pode ser, igualmente , destrutivo. Por exemplo, o mau-humor constante pode levar a perceções distorcidas da realidade, ou seja, a que o mal-humorado veja as coisas negativas de uma forma ainda mais negativa, levando-o a entrar numa espiral de sentido descendente.

Os especialistas acreditam que o estudo da função do humor pode levar a uma melhor compreensão de algumas desordens psiquiátricas, como a doença bipolar ou a depressão.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.