As férias da Páscoa estão à porta e esta é uma boa oportunidade para fazer algo engraçado com as crianças. Levá-las a fazer piqueniques, a casa dos avós (que moram mesmo ao lado), ensiná-las a cozinhar, ir à Eurodisney… Espera, a Eurodisney está fora de questão, uma vez que implica viagens de avião e de carro… Não desespere. Viajar com crianças não precisa de ser uma experiência a não repetir.
Todos sabemos que viajar com crianças pode ser stressante, para os pais e para os pequenos. Os trajetos são, muitas vezes, longos, as crianças não têm com que se entreter e, na melhor das hipóteses, passam o tempo a perguntar “já chegámos?”.
Por isso, apresentamos-lhe alguns pequenos truques capazes de tornar as viagens mais agradáveis.
Antes da viagem
- Vá ao pediatra e peça uma lista de medicamentos para primeiros-socorros e emergências, como casos de enjoo, diarreia, constipações, etc.
- Atualize as vacinas com um mês de antecedência.
- Se a viagem for de avião, procure reservar os lugares imediatamente atrás da cabine, que têm uma distância maior para os pés e evita o desconforto da criança.
Durante o trajeto
- Leve os medicamentos para o enjoo na bagagem de mão, bem como uma muda de roupa e todos os itens necessários para o primeiro dia de estadia. Mas transporte apenas o essencial na bagagem de mão, já que vai precisar das duas mãos livres – uma mochila será o ideal.
- Procure saber se há a opção de escolha da refeição, porque pode precisar de levar comida.
- Leve brinquedos para entreter os pequenos durante o trajeto.
Roupas: o que levar?
- Leve duas mudas de roupa por dia, sendo que cada peça deve combinar com mais uma.
- Procure levar peças de cores escuras, que não deixam ver tanto a sujidade.
- Prefira os tecidos que possam ser lavados no hotel.
- Os sapatos sempre devem ser confortáveis.
E não se esqueça: a principal regra que os pais devem seguir é ter uma mão livre para andar com o filho e mantê-lo por perto. Para isso, escolha cuidadosamente o modelo da sua mala. Para saídas diurnas, poderá optar por uma mochila ou bolsa à tiracolo. Para levar a bagagem, mala de rodinhas é uma boa opção.