Vêm aí dias de muito calor no Cartaxo

O Cartaxo está sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima amanhã, sábado e domingo.

Para esta sexta-feira, prevê-se a subida da temperatura máxima aos 38º, sábado e domingo também vão ser dias de calor. As noites a esperem-se quentes, com a temperatura a rondar os 18º.

Especial atenção nestes dias ao índice ultravioleta que é muito elevado, exigindo cuidados com a exposição solar, nomeadamente com crianças e idosos, que devem evitá-la. Nestes dias, a prevenção passa pelo uso de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar, evitando a exposição ao sol nas horas de maior intensidade da radiação solar (idealmente, entre as 11h e as 17h)

Cuidados básicos a ter nestes dias quentes

Ao longo do dia é essencial que mantenha alguns cuidados como procurar ambientes frescos e arejados, ingerir ou sumos de fruta natural sem açúcar, evitar a exposição direta ao sol, evitar grandes esforços físicos nas horas mais quentes, e refrescar as habitações durante a noite, abrindo as janelas.

Se viajar de carro escolha as horas de menos calor, se assim puder e não permaneça dentro de viaturas estacionadas. O mesmo se aplica aos animais de estimação: não os deixe dentro no carro, mesmo que seja por um curto período de tempo.

Ler
1 De 4

Locais frescos
Nas horas mais quentes do dia, mantenha a casa na penumbra. Feche estores ou reposteiros e use ventoinhas com a cabeça rotativa, para maior circulação de ar.

Se tiver ar condicionado em casa, regule-o numa temperatura confortável, não demasiado fresca, para evitar grandes diferenças de temperatura. Refresque-se com água fria, molhando os pulsos, as têmporas e a nuca.

Evite fazer cozinhados que precisem de estar muito tempo ao lume, no forno ou fogão.

Se a sua casa for muito quente, procure refugiar-se em locais com ar condicionado nas horas mais quentes, como museus e cinemas. Ao ar livre, aproveite as sombras dos jardins.

Muita água
Quando transpiramos, perdemos muitos líquidos. Para não sofrer de desidratação, beba mais água, mesmo sem sede. A água é a bebida por excelência, mas pode optar por sumos naturais, ricos em sais minerais, que perdemos com a transpiração.

Refeições ligeiras
Opte por refeições ligeiras e repartidas, ricas em fruta e legumes crus. As refeições muito pesadas demoram mais a digerir e exigem uma maior quantidade de sucos gástricos, subtraindo água ao organismo.

Pele sensível
A pele das crianças é mais sensível aos raios ultravioleta. Muitos casos de cancro de pele têm origem em escaldões durante a infância. Coloque-lhes regularmente protetor solar com índice elevado. Proteja-os ainda com boné e t-shirt seca, pois as molhadas deixam passar mais facilmente os raios ultravioleta. Até aos seis meses, não leve os bebés para a praia e, até um ano, evite a sua exposição direta ao sol. Também os adultos devem evitar a exposição solar nas horas de maior calor e usar proteção solar, óculos escuros e chapéu.

Pode gostar também