Postura, aprenda a cuidar da sua!

Por Ilídio Vargas

180

A postura é o posicionamento que o corpo assume para nos ser possível permanecer sentado ou em pé durante longos períodos, de forma a vencer a força da gravidade. Esta é avaliada através do alinhamento de pontos chave do nosso corpo, sendo que a postura ideal, por exemplo em pé, seria um alinhamento entre a orelha, a parte anterior do ombro, a anca e a parte anterior do tornozelo. Esta posição permite que as articulações se localizem para que tenham maior capacidade para suportar o peso do nosso corpo.

Contudo, qualquer posição, por mais perfeita que seja, se a mantivermos durante algum tempo, vai provocar fadiga muscular, sobrecarga das estruturas envolventes e por último, dor. Assim, a estratégia passa por variar de posição em curtos espaços de tempo, antes de entrar no processo de fadiga/dor.

O organismo tem tendência a utilizar menos energia possível para manter a postura, o que muitas vezes conduz a posições incorretas e viciosas. A longo/médio prazo estas posturas incorretas, quer sentado ou na posição bípede, podem provocar alterações como por exemplo bloqueios articulares na coluna vertebral, contribuindo para o aparecimento de patologias mais graves como hérnias discais ou alterações degenerativas (artroses, “bicos de papagaio”). No plano muscular, posturas indevidas também provocam tensão/stress muscular que evoluem para contracturas musculares, que provocam sintomas dolorosos e limitantes.

Uma possível estratégia será através de profissionais de saúde, como por exemplo o osteopata, corrigir as eventuais alterações anteriormente mencionadas. O passo seguinte será realizar um reforço muscular através de exercícios específicos de forma a melhorar o condicionamento muscular e conseguir que o corpo tenha um melhor suporte para as várias posturas necessárias ao nosso quotidiano.

A postura é, sem dúvida, um parâmetro importante para a nossa saúde e para o nosso bem estar. Não deixe de avaliar a sua postura porque, melhorando-a, melhora a sua qualidade de vida.

Exercícios para melhorar a postura

1– Colocar as costas direitas, trazer os ombros para trás, mantendo a cabeça direita. Aguentar 5 segundos, repetir 15 vezes.

2– Deitado, pernas fletidas, fazer força com os ombros contra a marquesa, juntando as omoplatas. Traga o queixo para dentro. Aguentar 5 segundos, repetir 15 vezes.

3– Deitado, pernas fletidas, levantar as pernas a 90º com os pés fletido. Aguentar 5 segundos, e baixar, repetir 15 vezes.

4– Deitado, pernas fletidas, contrair as nadegas e elevar a bacia. Aguentar 5 segundos e baixar, repetir 15 vezes.


Ilídio Vargas é Osteopata e Fisioterapeuta no Centro de Fisioterapia do Cartaxo – Ceficarte

Pode gostar também