A saúde dos animais passa pela ração

Prática e equilibrada, a ração é a forma mais fácil e eficaz para a saúde e bem-estar dos animais de companhia

eating-380837_1280A ração para animais de companhia é o tipo de alimentação mais prático, económico e, segundo os especialistas, o mais equilibrado. Não é errado cozinhar para eles, mas para isso é preciso conseguir manter uma “dieta completa e equilibrada, com todos os nutrientes necessários, nas quantidades certas“, explica o médico veterinário Nuno do Carmo, técnico em nutrição de animais de companhia.

«As rações de qualidade têm o essencial para uma alimentação completa e equilibrada»

Tem havido, nos últimos anos, grandes avanços no estudo e desenvolvimento dos cuidados nutricionais destes animais, sendo as rações – enlatadas e granulado – um bom exemplo disso. As rações de qualidade têm o essencial para uma alimentação completa e equilibrada, e adequadas a cada fase da vida: crescimento, adulto, idoso. Segundo o veterinário, “as rações, em termos de proteínas gordura hidratos de carbono, andam mais ou menos nos mesmos parâmetros“, mas é importante a origem dos ingredientes utilizados. “Esses ingredientes devem ser da máxima qualidade, para garantir uma melhor digestibilidade”, ou seja, “o que se come é melhor aproveitado, assimilado,  muito mais facilmente e em maior quantidade“, explica Nuno do Carmo, acrescentando que “isto reflecte-se numa menor quantidade de alimento e na plena satisfação do animal“.

chowchow-448308_1280O pelo brilhante e lustroso e o brilho e cor viva dos olhos dos gatos e cães são alguns dos sinais que revelam a sua boa saúde, refere o especialista, somando a estes a qualidade das fezes, que devem ser “poucas e formadas, nem rijas nem moles”. Segundo Nuno do Carmo, estes resultado podem ser conseguidos com “a maioria das rações existentes no mercado”, pois contêm os nutrientes necessários a um bem-estar equilibrado do animal”.

Pode gostar também
Comentários
Loading...