Termómetro de Esquerda #2

O termómetro de esquerda é um espaço de opinião de Vasco Miguel Casimiro. Um espaço que será local, regional, por vezes nacional e até internacional. Um espaço de reflexão, de partilha, que não pretende ser imparcial nem unânime.

↑ Green Apple pelo mundo
A empresa Green Apple, sedeada no nosso concelho, com atividade nas áreas do mobiliário e decoração de interiores, esteve representada em Paris e Londres, na Maison et Objet e na Decorex International, duas das maiores feiras da especialidade. O reconhecido programa “Imagens de Marca”, criado pela nossa conterrânea Cristina Amaro e transmitido pela SIC, destacou a empresa recentemente num dos seus momentos dedicados a marcas e empresas. Uma empresa que leva o nome do Cartaxo a todo o mundo.

↑ Corrida das Vindimas
O regresso da Corrida das Vindimas ao Cartaxo, após interregno em 2017, trouxe centenas de atletas às ruas da cidade, aliando a vertente competitiva ao lazer.

Na classificação geral da prova merecem destaque os atletas Miguel Mascarenhas e Andreia Ferrum (vencedores da prova), Pedro Carvalho e Miguel Ribeiro. Estes quatro atletas são nossos conterrâneos e representam, atualmente, clubes de fora do concelho, apesar de terem iniciado as suas atividades desportivas em associações da nossa terra.

Miguel Mascarenhas, do Sport Lisboa e Benfica (SLB), é o atual campeão português de 1500 metros, em pista coberta. Andreia Ferrum, triatleta no Outsystems Olímpico de Oeiras, afirma-se no panorama internacional da modalidade. Pedro Carvalho (SLB) integrou, recentemente, a equipa de atletismo que se sagrou campeã da Europa sub-20. Miguel Ribeiro, na equipa Zona Alta Trail, dedica-se a terrenos duros, participando em provas de trail running por todo o país. Vale a pena acompanhar o que estes atletas estão a fazer no mundo do desporto.

↑ 20 anos da Geração XXI
O grupo musical Geração XXI, de Vila Chã de Ourique, comemorou os seus 20 anos de história durante o ano de 2018. Um grupo musical que é uma referência do nosso concelho e que leva o nome de Vila Chã de Ourique e do Cartaxo pelas festas de todo o país. Em junho, numa interessante exposição comemorativa, o grupo partilhou a sua história mostrando equipamentos antigos, cartazes e fotografias de atuações. Em outubro, o grupo ofereceu um grandioso concerto, no Centro Cultural do Cartaxo, em que fez uma viagem pelo tempo, com antigos membros da banda e músicos convidados. Até ao próximo bailarico!

Mais artigos
1 De 10

↓ Extremismo e xenofobia em crescimento
Os fenómenos políticos extremistas, populistas, xenófobos e racistas vieram para ficar na Europa e no Mundo e não podem ser ignorados. Os princípios da democracia e da liberdade são colocados em causa, constantemente, pelos discursos de incitamento ao ódio. Na França com Le Pen, em Itália com Salvini, na Venezuela com Maduro, nos Estados Unidos da América com Trump e, agora, com Bolsonaro no Brasil. Exemplos de “Lá” que, timidamente ou não, começam a ser replicados por “Cá”. Desde 2014 que temos o parlamento europeu mais eurocético e mais extremista de sempre. As próximas eleições europeias, em maio de 2019, serão um dos próximos grandes testes para a Europa e para as suas instituições democráticas.

*Artigo publicado na edição de novembro do Jornal de Cá

Pode gostar também

Comentários estão fechados.