Um medicamento natural

Fruta das regiões temperadas, a maçã além de saborosa tem um valor nutritivo considerável. É uma das frutas mais comum no mundo, sendo a macieira, provavelmente, a árvore há mais tempo cultivada. As suas propriedades antioxidantes conferem-lhe numerosas utilizações.

maçã 1
A maçã é um dos frutos mais apreciados no mundo, refrescante pelo seu abundante sumo, ligeiramente ácido, estimula as glândulas digestivas e protege a mucosa gástrica.

É um excelente alimento complementar que favorece especialmente a assimilação do cálcio. Além de 85 por cento de água, contém 12 por cento de açúcar, ácidos orgânicos, pectina, tanino, vitaminas B1, B2, PP, C, E provitamina A e sais minerais como Fósforo e Ferro.

As vitaminas do Complexo B, em geral, ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento e evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos. O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. O Ferro é importante na formação do sangue.

A Maçã produz uma acção benéfica sobre o coração actuando de duas formas: pelo elevado teor de potássio e pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil do coração.

A maçã é recomendada para pessoas com problemas intestinais, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, perturbações da pele e do sistema nervoso.

Mais artigos
1 De 38

A casca seca é usada como chá para purificar o sangue e como diurético. A polpa cozida é calmante e o sumo fresco retarda o aparecimento de rugas e a flacidez da epiderme. Comida com casca proporciona a ingestão de fibras e sacia a fome, sendo o seu agradável aroma produzido por uma essência existente na casca.

Coma maçãs com casca, crua ou cozida, com canela e açúcar. É ideal para a sobremesa, lanche ou ceia. Na hora de comprar, escolha as de casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, pesadas e sem partes moles ou fendas.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.